quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O cacaueiro





O cacaueiro, também chamado palmeira-cacau, é uma planta da família das sterculiaceas e sua árvore tem uma particularidade: dá ao mesmo tempo brotos, flores, folhas e frutos.


A altura do cacaueiro varia entre 4 e 12 m, mas na América tropical pode chegar a 15 m. Tem uma casca fina e lisa. Sua madeira é rosada, porosa e leve.



Os frutos sao alongados, cheios de sulco. Seu tamanho e conformaçao, variam conforme a espécie, variedade, solo, clima e qualidade da árvore. Medem, em média, de 12 a 20 cm de comprimento. Pesam entre 300 e 600g e tem no interior uma polpa branca, viscosa, contendo de 20 a 60 sementes : as favas de cacau.





    domingo, 15 de novembro de 2009

    O chocolate


    O chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate. A transformação do chocolate no doce que conhecemos só irá acontecer mais tarde, depois das sementes do cacau passarem por vários processos industriais, como a decomposição da matéria-prima, adição do leite, do açúcar e a sua moldagem nos tabletes vendidos nos supermercados. Embora não se tenha conhecimento ao certo da origem do cacau, sabemos que ele já era consumido no século 16 pelos astecas e maias antes de ser levado para a Europa. Os astecas também costumavam usar grãos de cacau como dinheiro e apenas os nobres bebiam o "tchocolalt", uma mistura de grãos de cacau e mel, considerada uma bebida afrodisíaca e sagrada. Em 1502, quando a esquadra de Cristóvão Colombo chegou à Ilha de Guanaja, os nativos astecas deram uma taça da bebida ao viajante, que foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. Mais tarde, no século 18, o botânico sueco Carlos Linnaeus batizou o chocolate de "Theobroma", que em grego quer dizer alimento dos deuses. Por volta de 1700, a novidade chegou à França e Inglaterra, ganhou a adição de leite e se espalhou pelo mundo. E 65 anos depois, conquistou a indústria com o começo de sua produção nos Estados Unidos. No Brasil, o cultivo de cacau teve o seu início no século 19 em Ilhéus, na Bahia. Lá está a maior região produtora da fruta no país.

    sábado, 7 de novembro de 2009

    A década de 90 até 1997,


    A década de 90 marcou uma profunda mudança quanto à quantidade produzida e
    exportada de cacau em todo o Brasil, sendo que a literatura sobre o tema tem abordado
    como causa central a disseminação da doença “Vassoura de Bruxa”,

    Até 1997, o Brasil foi um exportador líquido de cacau, já que sua produção
    sempre esteve acima da quantidade processada nas indústrias moageiras do país. Ao
    mesmo tempo, assistiu-se a um aumento do consumo de cacau no mercado interno

    Os cacaueiros, quando não infectados com doenças, chegam a durar mais de 100
    anos, mas sua produtividade máxima se dá quando estas atingem cerca de 30 anos
    .

    domingo, 1 de novembro de 2009

    Basidiomiceto


    Estes são alguns cacaus infectados "vassoura-de-bruxa" ela é uma doença dos cacaueros
    causada por fungos basidiomiceto sendo a doença de maior impacto econômicos nos países produtores de cacau na AMÉRICA DO SUL.

    COMO SECAR O CACAU

    O CACAU E COLOCADO NA BARCAÇA PARA SER SECADO ,É E NESESSARÍO MEXER VARIAS VEZES POR DIA COM UM RODO ,ASSIM PARA QUE SEQUE TODOS OS LADOS .

    Os grãos do cacau


    Estes são os grãos pronto para serem vendidos
    para as indústrias.